Buscar
  • Pedro Rafael López Lanz

Embaixada da Colômbia no Brasil apresenta políticas para acolhimento de migrantes venezuelanos

_*** O evento reuniu representantes diplomáticos de diversos países, agências do sistema das Nações Unidas e outras organizações da sociedade civil, destacando a participação de William Clavijo, presidente da Venezuela Global e coordenador para o Brasil da Coalizão pela Venezuela._


Comunicações VG



Desde 2015, a Colômbia tornou-se o ator mais importante no contexto da migração venezuelana que está ocorrendo na América Latina. Segundo dados divulgados pela autoridade migratória do vizinho país, Colômbia abriga a maior população imigrante e refugiada venezuelana na região. Estima-se que dos mais de 6 milhões de venezuelanos que deixaram seu país nos últimos anos, cerca de 2.300.000 estejam em território colombiano.


Neste contexto, no passado 29 de março, a representação diplomática colombiana ofereceu um café da manhã na sua sede em Brasília para apresentar as respostas implementadas pelo governo desse país para atender a crise migratória venezuelana. O evento reuniu representantes diplomáticos de diversos países, agências do sistema das Nações Unidas e outras organizações da sociedade civil.


Diante do cenário da crescente chegada de migrantes e refugiados venezuelanos à Colômbia, a resposta das autoridades colombianas consiste principalmente em um conjunto de decisões administrativas, tais como decretos e resoluções, por meio das quais foram implementadas políticas públicas para a regularização da situação migratória situação da população venezuelana.


William Clavijo, presidente da Venezuela Global e coordenador para o Brasil da Coalizão pela Venezuela, participou da atividade como convidado pela sociedade civil venezuelana, e agradeceu ao embaixador Dario Montoya, “pela política de portas abertas que a Colômbia tem mantido em relação aos imigrantes e refugiados venezuelanos que fogem da crise que nosso país está sofrendo”; também pediu aos demais representantes diplomáticos presentes que não esqueçam da população venezuelana que procura uma melhor qualidade de vida nos países da região.

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo