top of page

Venezuela Global recebe o Prêmio Marielle Franco na Alerj por seu trabalho em favor dos refugiados


Em uma cerimônia emotiva na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), a Venezuela Global foi uma das organizações galardonadas com o Prêmio Marielle Franco. Este reconhecimento foi concedido durante a celebração do Dia Mundial do Refugiado, que ocorreu no dia 20 deste mês.


A deputada estadual Dani Monteiro impulsionou a iniciativa para conceder este prêmio, que reconhece aqueles que defendem os direitos dos refugiados. Além da Venezuela Global, outras ONGs como Abraço Cultural, Haiti Aqui, Associação Mawon e LGBT+ Movimento, junto com Eliane Vieira Almeida, coordenadora de Migração e Refúgio e secretária executiva do Comitê Estadual Intersetorial de Políticas de Atenção a Refugiados e Migrantes (CEIPARM), também foram premiadas.


Durante a cerimônia, o presidente da Venezuela Global, William Clavijo, e a vice-presidenta Yelitza Lafont representaram a organização. Clavijo agradeceu à deputada Dani Monteiro por ser a única parlamentar que aborda as necessidades das pessoas migrantes, refugiadas e apátridas no estado. Ele também reconheceu a colaboração de brasileiros e estrangeiros que têm contribuído para a atenção a refugiados e migrantes no estado.


Em suas palavras, Clavijo destacou que o Prêmio Marielle Franco pertence a todas as pessoas que apoiaram as iniciativas da Venezuela Global. Além disso, sublinhou a importância de garantir a integração digna das pessoas refugiadas e migrantes na democracia brasileira, onde os direitos das minorias e das pessoas vulneráveis devem ser respeitados e garantidos. Ele também expressou sua solidariedade com a mãe de Moïse Kabagambe e aproveitou a oportunidade para exigir justiça pelo feminicídio da artista venezuelana Julieta Hernández.



19 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page