Primeiro evento presencial marca início do projeto “Novos Flumineses ” no Rio de Janeiro com o apoio da OIM.
- Associação Venezuela Global
- 19 de out.
- 1 min de leitura
O projeto de integração socioeconômica da população migrante e refugiada teve início em outubro de 2025, com a realização da primeira Jornada de Cidadania no Itanhangá, Barra da Tijuca.
Durante o evento, foram oferecidos serviços gratuitos de assessoria em documentação migratória, como o agendamento de atendimentos na Polícia Federal, emissão de primeira e segunda via do CPF, solicitação de refúgio e pedido de residência temporária ou permanente.
Com atuação prevista até dezembro de 2025, o projeto realizará mais quatro Jornadas de Cidadania, levando atendimento e informação a diferentes regiões do estado. A próxima edição já tem data confirmada: acontecerá no dia 8 de novembro, em Teresópolis.
Além das jornadas, a iniciativa conta com parcerias com empresas para oferta de vagas de emprego a migrantes e refugiados, instituições de ensino para cursos de capacitação profissional e de português, além de feiras de empregabilidade e empreendedorismo. Também estão previstas ações voltadas ao enfrentamento da violência de gênero, fortalecendo a inclusão e o acesso a direitos.
Divulgue essa iniciativa e ajude a promover a integração de migrantes e refugiados no Brasil!







Comentários