top of page

Embaixada da Colômbia no Brasil apresenta políticas para acolhimento de migrantes venezuelanos

_*** O evento reuniu representantes diplomáticos de diversos países, agências do sistema das Nações Unidas e outras organizações da sociedade civil, destacando a participação de William Clavijo, presidente da Venezuela Global e coordenador para o Brasil da Coalizão pela Venezuela._


Comunicações VG



Desde 2015, a Colômbia tornou-se o ator mais importante no contexto da migração venezuelana que está ocorrendo na América Latina. Segundo dados divulgados pela autoridade migratória do vizinho país, Colômbia abriga a maior população imigrante e refugiada venezuelana na região. Estima-se que dos mais de 6 milhões de venezuelanos que deixaram seu país nos últimos anos, cerca de 2.300.000 estejam em território colombiano.


Neste contexto, no passado 29 de março, a representação diplomática colombiana ofereceu um café da manhã na sua sede em Brasília para apresentar as respostas implementadas pelo governo desse país para atender a crise migratória venezuelana. O evento reuniu representantes diplomáticos de diversos países, agências do sistema das Nações Unidas e outras organizações da sociedade civil.


Diante do cenário da crescente chegada de migrantes e refugiados venezuelanos à Colômbia, a resposta das autoridades colombianas consiste principalmente em um conjunto de decisões administrativas, tais como decretos e resoluções, por meio das quais foram implementadas políticas públicas para a regularização da situação migratória situação da população venezuelana.


William Clavijo, presidente da Venezuela Global e coordenador para o Brasil da Coalizão pela Venezuela, participou da atividade como convidado pela sociedade civil venezuelana, e agradeceu ao embaixador Dario Montoya, “pela política de portas abertas que a Colômbia tem mantido em relação aos imigrantes e refugiados venezuelanos que fogem da crise que nosso país está sofrendo”; também pediu aos demais representantes diplomáticos presentes que não esqueçam da população venezuelana que procura uma melhor qualidade de vida nos países da região.

31 visualizações0 comentário
bottom of page