top of page

Inicia mapeamento de médicos venezuelanos no Brasil

As informações coletadas servirão para a formulação de ações que visem apoiar na busca de alternativas para o exercício da profissão no Brasil.

**



Com o intuito de conhecer a situação dos médicos venezuelanos no Brasil, a Associação Venezuela Global junto com outras organizações da sociedade civil venezuelana, iniciou uma campanha de coleta de dados para o mapeamento destes profissionais.


“Até agora não sabemos o número de médicos venezuelanos que moram no Brasil, também desconhecemos o status migratório deles e a sua localização geográfica, dados que representam o primeiro passo para examinar a situação dos profissionais”, explicou William Clavijo, presidente da Venezuela Global, quem apontou que outro aspecto importante é saber, de fato, se já conseguiram revalidar seu diploma perante os órgãos competentes.


Estamos cientes da escassez de médicos profissionais por número de habitantes em alguns estados do Brasil, então acreditamos que a incorporação destes profissionais vai gerar uma contribuição social muito proveitosa para todos os envolvidos, destacou Clavijo enfatizando que “existe uma contribuição ainda maior quando enxergamos a poupança que representa para o país a incorporação de médicos formados, muitos inclusive com especializações, tal e como já está acontecendo em outros países da região como Chile e Argentina, onde os médicos venezuelanos fazem sucesso nas comunidades”.


Dados da USP apontam que a formação de um aluno custa em média R$ 58 mil reais por ano. Isso significa que para se formar em 1 um curso de 5 anos, um aluno custa aproximadamente R$ 290 mil aos cofres públicos. “imagina o impacto que a incorporação de 100 ou mais médicos venezuelanos vai ter”, ressaltou.


Neste ponto o representante da Venezuela Global assinalou que as informações coletadas servirão de subsídio para a formulação de ações que visem apoiar os profissionais médicos na busca de alternativas para o exercício da profissão no Brasil.


Os interessados em participar deste mapeamento podem acessar o formulário de cadastro através do link: https://forms.gle/sB93kz6MWzV81Dyw8 disponivel também no site www.venezuelaglobal.org e nas redes sociais da Associação.

12 visualizações0 comentário
bottom of page