Buscar
  • Pedro Rafael López Lanz

Venezuela Global inicia projeto “Naturalizadinho”



Com muita alegria vimos anunciar o lançamento de “Naturalizadinhos, imigração para baixinhos”, nosso projeto de apoio jurídico para solicitação da naturalização brasileira a crianças venezuelanas com residência permanente no Brasil.


A iniciativa faz parte de uma importante parceria com a Immigration Consulting no intuito de apoiar a migrantes e refugiados venezuelanos vulneráveis no processo de regularização de documentação migratória.


William Clavijo, presidente da Venezuela Global, destacou que “Naturalizadinho” nasceu em 2021 como uma descoberta durante os atendimentos às famílias venezuelanas.


“A gente notou que muitas crianças vieron com seus pais ao Brasil sem identificação, apenas com a certidão de nascimento, ou com a notificação de ‘nascido vivo’ que geram os hospitais para entregar aos pais quando a criança nasce”, explicou assinalando que isso é uma situação muito complicada para a integração das crianças e o exercício pleno de seus direitos.


Neste sentido Karina Chuquimia, directora na área de migração de Venezuela Global e especialista em processos migratórios, apontou que “Naturalizadinho” nasceu da preocupação por levar soluções duradouras à dificuldades que muitas crianças venezuelanas no Brasil enfrentam pela falta de documentação.


“Iniciamos com o registro de 25 crianças venezuelanas que residem no Morro do Banco e comunidades próximas, às quais iniciarão o processo de solicitação da naturalização brasileira”, explicou.


Atendimento a migrantes e refugiados


Continuando com nosso atendimento a migrantes e refugiados venezuelanos este domingo 17 de julho foi realizada uma nova jornada de atendimento na Biblioteca Comunitária Monteiro Lobato com o apoio da ONG Ação Floresta da Barra.


Nesse dia em cooperação com a Embaixada da Venezuela foram emitidas cartas de solteira à população solicitante, um documento requerido pelas autoridades brasileiras para aquelas pessoas que desejam contrair matrimonio neste país.


Da mesma forma e através da aliança com a Casa Venezuela em São Paulo, no Projeto “Oportunidades para recomeçar”, foi realizado o cadastro do pessoal interessado na plataforma de empregabilidade a qual é permanentemente atualizada com vagas de emprego das empresas participantes.







6 visualizações0 comentário